Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de abril de 2011

A VOZ HUMANA

    De acordo com Lilia Nunes(1976)*, não se pode iniciar o assunto sobre voz sem preliminarmente falar sobre noções básicas de anatomia e fisiologia do aparelho fonador. É claro que se trata de uma noção básica mesmo, até por que não é objeto de nossa discussão e sim apresentar de forma supercial os árgãos que sob o comando do cérebro, atuam na formação da linguagem, resultado do funcionamento de cinco sistemas interdependentes:

Primeiro: O sistema respitatório, que fornece o ar necessário para a emissão do som vocal e se compõe das vias respiratórias( fosas nasais, faringe gutural, traquéia, brônquios e pulmões).

Segundo: O sistema de emissão do som é o órgão vocal vobrante, laringe com a glote, as cordas(pregas)vocais e os ventrículos.

Terceiro: O sistema de ressonância, onde o som inicial é ampliado, constituído pelas cavidades supraglóticas.

Quarto: O sistema de articulação, isto é, a gisnástica bucal que transforma o som primário em vogais e consoantes.

Quinto: O sistema nervoso central periférico, que rege a função vocal.

      Insta salientar que o ato de falar segundo Noélio Duarte(Duarte, 1997)**, é de exclusividade do ser humano. De modo que, este estabelece comunicação com seus semelhantes, sejam através da voz falada ou cantada.
     Ainda para o autor, a voz humana é um elemento de grande valor nas relações interpessoais, porque ela declara, revela, anuncia o que a própria pessoa é, ou seja, a voz é o reflexo de nosso organismo em que funciona como um espelho de nossas emoções.
     É importante destacar que a voz está quase sempre relacionada com o biotipo do indivíduo, ou seja, o tipo físico, bem como seu grau cultural, seu estado sócioeconômico, estado emocional e neuro-hormonal.
     Nessa dinâmica toda, o grande regente é o cérebro que exerce a função de coordenar através dos estímulos enviados para os centros nervosos dos músculos respiratórios, laríngeos, bucais, faciais e outros. Há de se destacar uma determinada área da superfície do hemisfério cerebral esquerdo, onde há o centro específico da linguagem articulada chamado de "Centro de Broca".

A produção da voz(fonação).

    Tudo começa nos pulmões através da respiração. Pois bem, é exatamente com o precioso combustível da voz, ou melhor da vida, o ar que ocorre o processo chamado de "fonação" onde o som é emitido e, ocupando as cavidades ressoadoras se transforma na voz cantada ou falada. A grande aliada desse precioso processo são  as cordas vocais que vibram de alegria ao receber os golpes de ar. É claro que exiete toda uma linguagem técnica para esse processo que fica a critério dos interessados em se aprofundar mais acerca do assunto.

* Lilia Nunes - Cartilha de Teatro - Manual de Voz e Dicção. 2ª ed. Ministério da Educação e Cultura -MEC, 1976.

** Noélio Duarte - Você pode Falar Melhor. 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário